Fanfiction – Como a brincadeira “começou”

No final da década de 1960 e 1970, duas séries televisivas explodiram, criando legiões de fãs. Star Trek e Star Wars, séries de ficção científica, ficaram mundialmente famosas com seus enredos bem construídos e personagens carismáticos. Logo, apenas os filmes não eram mais o bastante para saciar os fãs, e eles mesmos começaram a criar histórias baseadas nessas séries. Foi nessa época que as Fanfictions surgiram com a essência que conhecemos hoje.

starwars-capa

Fanfiction(apelidada de fanfic ou fic) significa “Ficção do Fã”, e é basicamente quando um fã cria uma história baseada na sua serie preferida, sem visar fins lucrativos. Ele cria uma cena que gostaria que tivesse acontecido, muda algo que não gostou ou tenta prever o final de uma saga.

Nessa época, a comunicação não era tão fácil quanto hoje. Os fãs dependiam de Convenções e encontros para mostrar suas criações para outros fãs, limitando muito o compartilhamento das fanfictions. Quando a internet começou a se popularizar, na década de 1990, esse contato ficou muito mais fácil através das trocas de e-mail. Já nos anos 2000, o uso de redes sociais facilitou e começou a popularizar as fanfictions.image_preview

O Orkut foi o principal repercusso das fanfictions no Brasil. Acessado por milhares de pessoas todos os dias, era comum encontrar fanfictions em comunidades, e até mesmo comunidades exclusivas para postagem de fanfictions. Ali, qualquer um podia ler a fanfic e comentar sua opinião, levando a interação entre o autor e o leitor das fanfics. Não demorou para que fossem criados sites exclusivos para fanfictions, como o Floreios&Borrões, site de fanfics de Harry Potter, e o Nyah!Fanfiction, o maior site de fanfics do Brasil.

Redes-sociais

Hoje é difícil saber quantos sites brasileiros exclusivos para postagem de fanfics existem, visto a popularização delas na interner, que só está crescendo.

header_nyah_logo 

f9dd72a1029f0f6d8de95b0748b0c500

logo

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s