A atualização dos contos de fada

Quem nunca ouviu historinhas de contos de fada quando era criança, ou nunca assistiu a um filme ou leu a um livro de contos de fada? Aposto que você já deve ter tido contato com eles de uma forma ou de outra, pois são muito presentes na infância da criançada. Mas como surgiram, desde quando mudaram tanto? Eles são muito antigos e foram baseados em fabulas e contos populares as quais tinham um conteúdo adulto extremamente pesado para crianças. Essas histórias tinham sexo, insesto, tortura, canibalismo, no entanto com o passar do tempo elas foram sendo mudadas tornando-se historinhas com finais felizes destinadas ao público infantil.

A princípio, assim como os contos populares, essas historinhas bonitinhas (contos de fada) eram difundidas oralmente, só depois que passaram a serem escritas, adaptadas para cinema, teatro, seriados e até mesmo para jogos.  Elas também possuem muitas versões como é o caso Cinderela, As mil e uma noites, Branca de Neve e Rapunzel, cada qual varia de acordo com época que foi escrita.

Comparando as versões atuais com as antigas percebemos o quando essa literatura retrata a sociedade. Um exemplo é a mudança papel da mulher na sociedade e do seu comportamento: antes as protagonistas eram princesas belas esperando que seus príncipes encantados as salvassem para viverem felizes para sempre; agora, vemos princesas que não são submissas, algumas são desengonçadas (o caso da Rapunzel do filme “Enrolados”), outras rebeldes (como Merida do filme “Valente”), mas todas elas indo atrás do seu ideal, dos seus sonhos como ou sem príncipe encantado.

De uns tempos pra cá, está sendo tirado o final feliz dos contos de fadas, eles vem sendo desconstruídos em de seriados, jogos, filmes e ensaio fotográficos. Vejam alguns exemplos:

Ensaio fotográfico Fallen Princesses, de Dina Goldstein: nesse ensaio ela retrata a decadência das princesas, clique aqui para vê-lo.

Fallen Princess

Seriado Once upon a time: esse seriado é a junção de vários contos de fada (Branca de neve, Bela adormecida, Chapeuzinho vermelho, João e Maria, Rumpelstiltskin dentre outros). Aqui prevalece a luta do bem contra o mal, mas de uma forma diferente: eles estão no mundo real, não no mundo dos contos de fadas, por conta de uma maldição lançada. O bem está sem o seu final feliz.

Jogo The wolf among us: esse jogo é investigatvio e de estilo point and click. Assim como o seriado Once upon a time se passa no mundo real, também é a junção de várias fabulas. Para saber mais assista essa analise sobre ele: The Wolf Among Us : Vale ou não a pena jogar.

 

Esses exemplos visa atingir o publico adulto, não o infantil.

Aqui tem alguns links de matérias que se você gosta e se interessa por contas de fadas irá gostar:

http://proibidoler.com/textos/todos-os-filmes-baseados-em-contos-de-fadas-da-historia-do-cinema/

http://falacultura.com/contos-de-fadas-versoes-originais-macabras/

Por: Talita Ramos

Deixe um comentário